terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Whey Protein: o que é, como usar e muito mais.
O que é Whey Protein?
Whey Protein é uma proteína de alto valor biológico (isso quer dizer que o corpo consegue aproveitar a sua maior parte para e benefício), extraída da porção aquosa do leite (o soro do leite), gerada durante o processo de fabricação do queijo. É uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos essenciais que participam da formação dos músculos e tecidos. Além disso, participam de funções metabólicas importantes como reguladores da função imune, anti-hipertensivos, detoxificante e antimicrobianos.

Qual diferença entre os tipos de Whey Protein?
Whey Protein foi evoluindo em seu desenvolvimento. Primeiramente surgiu o WPC, Whey Protein Concentrado, onde sua composição apresenta de 30 a 90% de proteína, mas com uma parte de caseína, gordura e lactose. Depois surgiu o WPI, ou Whey Protein Isolado, para melhorar a qualidade do concentrado, ou seja, tecnologias diversas de filtragem possibilitaram a obtenção de um produto com 90 a 99% de proteína do soro do leite e isento de caseína, gordura e lactose. Por último surgiu o H-WPH, Whey Protein Isolado e Hidrolisado, que possui características semelhantes ao Whey Protein isolado, porém passa por um processo de quebra, denominado hidrólise, que reduz o tamanho das proteínas e facilita a absorção.
O WPC não é indicado para quem tem restrição de caseína, lactose e gordura na dieta, pois pode promover intolerâncias e desconfortos abdominais. O WPI oferece a proteína pura e de melhor qualidade, rápida absorção e sabor agradável, sendo a forma mais comercializada pela relação custo-benefício e aceitação de sabor. O H-WPI otimiza as funções do whey por acelerar a absorção e assim seus efeitos benéficos. Para as pessoas que possuem dificuldade de digestão proteica é sugerido esse Whey, pois a proteína encontra-se fragmentada na forma de aminoácidos.

Qual o processo de absorção do Whey Protein?
Um conceito muito investigado é a velocidade de absorção das proteínas. As proteínas rapidamente absorvidas aumentam as concentrações plasmáticas de seus aminoácidos, sendo logo utilizadas. A digestão de Whey Protein se inicia n estômago e continua no intestino delgado. Esse processo é rápido e leva em torno de 1 hora e meia para finalizar, no entanto, se consumido com leite ou caseína podem levar mais tempo.
É importante que o corpo absorva rapidamente a proteína, principalmente nos momentos que mais requerem aminoácidos, como pós-exercícios físico ou pós-operatório. Segundo Kollias (2008), o corpo absorve de 8g a 10g de Whey Protein por hora, índice considerado bom quando comparado à caseína que absorve 5g por hora. De acordo com este estudo, 15g a 20g de Whey Protein seria a quantidade ideal da dose tomada por vez. No entanto, para que o corpo utilize as proteínas para além das funções básicas de energia e reparação. Atletas profissionais podem s beneficiar com mais de 1,2 g/kg de Whey Protein por dia, segundo um estudo da Universidade de lllinois, mas para essa quantidade é necessário consultar um profissional da saúde especializado para acompanhamento adequado.

Por que é melhor consumir Whey Protein do leite de vaca?
O leite de vaca apresenta 3% a 4% de proteína, sendo 80% na forma de caseína. Fazendo em proporções, se você ingerir 100 ml de leite, a quantidade de proteína administrada será de 3 a 4 gramas. Já o Whey Protein na sua forma isolada contém 90% a 99% de proteína. A caseína e o Whey Protein são metabolizados de forma diferente. A caseína coagula no estômago, formando uma espécie de “coalhada”, que pode diminuir sua metabolização no intestino delgado, servindo como uma proteína de liberação lenta (boa opção para ser utilizada antes de dormir). A proteína do soro do leite (Whey Protein), por outro lado, não coagulam em condições ácidas. Ela é considerada “proteína rápida”, na medida em que alcança o intestino delgado, a velocidade de hidrólise é maior que a da caseína, o que permite maior absorção ao longo do intestino, e rápido aproveitamento desta proteína.

Por que o Whey Protein é considerado a proteína perfeita?
COMPONENTES QUE BENEFICIAM A SAÚDE
Whey Protein é um complexo de proteínas, considerado por muito profissionais um alimento funcional perfeito por conter nutrientes de alto valor biológico e com benefícios á saúde comprovados cientificamente. Foram publicados mais de 2450 artigos científicos no PubMed, importante base de dados e estudos científicos, sobre esta proteína.
Um dos componentes do Whey Protein é a lactoglobulina, uma das melhores fontes de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). O BCAA é composto pelos aminoácidos essenciais leucina, isoleucina e valina. A leucina é o aminoácido que estimula a síntese proteica e assim favorecer o crescimento muscular. A Insulina de modo isolado não é suficiente para estimular a síntese proteica muscular, sendo necessária a complementação com aminoácidos e proteínas obtidos da dieta ou suplementação, principalmente dos BCAA. A -lactalbumina do Whey Protein, também é fonte de BCAA. Esse peptídeo é encontrado no leite materno, assim como as imunoglobulinas que, junto à lactoferrina, são importantes para modulação do sistema imunológico e pela atividade antibacteriana, antifúngica e antiviral. Outra importante atividade do Whey Protein é por promover a formação da glutationa – formada pelos aminoácidos glicina, glutamina e cisteína – o mais importante antioxidante que possui importante efeito protetor e detoxificante em todo o corpo.

Como usar o Whey Protein?
Seus benefícios podem ser obtidos quando se utiliza Whey Protein de várias formas, quer seja puro, diluído em água ou leite/suco, quer seja em preparações como vitaminas, chocolates, panquecas, entre outras variadas receitas que se tornaram populares. O Whey Protein pode ser misturado com cacau em pó, sendo uma excelente substituição ao chocolate em pó industrializado, que normalmente contém grandes quantidades de açúcar.
Pode ser misturado com abacate e adoçante, e se tornar o chocolate dos maias.
O horário do uso depende da intenção que se tenha: antes e imediatamente após os exercícios aumenta o ganho de massa muscular. Administrar, 60 a 90 minutos antes das refeições aumenta a saciedade e reduz apetite. Pode substituir um lanche ou pequena refeição, pode ser usado durante refeição como suplemento proteico, pose ser usado ao deitar para manter massa muscular. A dose pode variar de 15 a 20 gramas 2 a 3 x ao dia, até 1,2 gramas por quilo de peso (80 a 120 gramas ao dia).


FONTE: Revista Essentia Pharma (4° edição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário