quarta-feira, 9 de março de 2016


Hoje quero falar sobre esse fruto tão pequeno mais muito poderoso - AÇAÍ
Consumir açaí é uma ótima ideia (vários estudos mostram isso) por apresentar efeito de regeneração após desempenho muscular, antioxidante e protetor do coração.
Anunciado comercialmente há anos como um ”superalimento”, só recentemente o açaí ganhou validação científica convincente como um potente captador de radicais livres ou ROS (sigla em inglês, Reactive Oxygen Species). Em outras palavras, o açaí tem a capacidade de entrar nas células de forma funcional e eficaz para neutralizar esses radicais livres. E não é por acaso que o fruto tornou sucesso mundial, ele figura no topo do ranking dos alimentos antioxidantes, estando muito à frente das romãs, amoras pretas e vermelhas, mirtilos, uvas e morangos, além da constatação de que a atividade antioxidante do plasma humano aumenta significativamente após o consumo de polpa e suco de açaí. O fruto também apresentou atividade anti-inflamatória através da inibição de precursores inflamatórios, que pode ter a capacidade de proporcionar alívio da dor e inflamação.
Alimento preferido de muitos atletas, o açaí é rico em nutrientes que ajudam na recuperação da atividade física. A principal fonte de energia de um alimento vem na forma de gorduras. Enquanto os carboidratos (especialmente em sua forma simples, o açúcar) liberam energia para o corpo de forma rápida (fazendo o pico e queda de energia ser associado aos alimentos doces), as gorduras fornecem liberação de energia mais lenta após o consumo, fornecendo uma energia mais sustentável e mais duradoura.
Se você já escutou que o açaí é energético e vitalizante, isso se deve aos seus ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante ás do azeite de oliva, mas também vitaminas do complexo B, potássio e proteínas. Fora isso, o guaraná rotineiramente é adicionado ao açaí, provendo uma sensação extra de energia.
Mas cuidado com o xarope de guaraná!!! Na lista de ingredientes, o açúcar provavelmente vem em primeiro lugar, significando conter em maior quantidade, antes da água, do guaraná, aroma e conservantes. Muitas pessoas acreditam que o açaí engorde, mas o problema não é o teor de lipídeos desde que possui alto nível de antocianinas (ajudantes na queima de gordura), fibras e extremamente pouco açúcar (é uma fruta com baixíssima carga glicêmica: 0,5), e sim o que pode acompanhá-lo: xarope de guaraná, leite condensado, granola, leite em pó, entre outros.
Para você que já gostava de açaí e para você que ainda não provou, saiba que juntamente com semelhantes alimentos ricos pigmentados com antocianinas (amoras, mirtilos, framboesas), ele pode servir como uma defesa de primeira linha contra múltiplas doenças do envelhecimento.
Para pessoas ou atletas que desejam manter ou perder peso, ou seja, conciliar o consumo do açaí com atividade física, o ideal seria consumir antes do exercício. Para atletas que almejam a hipertrofia, o ideal seria consumir o fruto após o treino, pois devido ao seu alto valor calórico, sobrecarrega o processo digestivo e pode levar a desconfortos gastrointestinais, o que pode interferir no rendimento durante os treinos.
Se você se preocupa com a balança e/ou saúde, uma maneira de manter o açaí na tigela saudável é substituir o xarope de guaraná, por exemplo, por xilitol e guaraná em pó. Mas as opções são diversas para você desfrutá-lo e obter o máximo de seus benefícios ajudando o seu corpo a naturalmente se defender dos assaltos diários.
Apesar de todos os benefícios do açaí, não se pode exagerar no consumo, pois é extremamente calórico, metade da composição de sua polpa são gorduras, por isso deve ser consumido com moderação e de acordo com a indicação da sua nutricionista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário